como lidar com pessoas dificeis
Ninguém está livre de uma “pessoa difícil” na vida, seja um companheiro de trabalho, um colega de sala ou até mesmo um familiar. Esse tipo de pessoa está sempre tentando dificultar as coisas para você – e para o resto do mundo! não para de reclamar sobre os seus infortúnios e coloca a culpa dos problemas do mundo em qualquer um, menos em si mesmo. Lidar com essas pessoas é como andar por um campo minado, mas algumas dicas podem facilitar a convivência.
Pergunta 1
Existem pessoas difíceis no trabalho, ou ambiente difícil para se trabalhar?
Um ambiente só se torna difícil para trabalhar, quando estamos rodeados de pessoas autoritárias, intolerantes, irresponsáveis e etc. Portanto, não é o ambiente de trabalho que é difícil, e sim as pessoas que fazem parte desse ambiente.
Pergunta 2
Quais são as características de uma pessoa difícil?
Segundo a Psicóloga Ruthe Rocha Pombo existem 5 características que apontam uma pessoa difícil.
O ARROGANTE: Fácil de identificar: nariz empinado, expressão de desdém, olha todo mundo por cima, como se fosse um ser superior.
O EGOÍSTA: só pensa nele, comporta-se como se fosse a única pessoa do mundo.
O AUTORITÁRIO: Ele demonstra isso na voz e nos gestos; fala alto como se fosse uma pessoa determinada e segura, mas na verdade faz isso para tentar intimidar a pessoa.
O DOMINADOR: Ele se julga forte, imbatível, quase um semideus. Por esse motivo acha que tem o direito de controlar as pessoas, para que elas façam o que ele quer.
O IRADO (AGRESSIVO): São pessoas que não pensam para xingar e agredir, por isso tem muita dificuldade nos relacionamentos. O irado já está com a agressividade à flor da pele; costuma xingar a pessoa de burra, lerda, incapaz, etc. e não se incomoda em dar escândalos em público.
Exemplos, experiências:
Uma jovem mulher foi à montanha em busca duma poção mágica do sábio ermitão que lá vivia. O seu problema era o marido que tanto amava. Durante três anos ele esteve na guerra e