Projeto Politico Pedagogico na Escola
Veiga destaca o conhecimento dos participantes no processo de elaboração do projeto político-pedagógico, de outros processos e de relações que decorrem o contexto educacional. Conhecer a escola significa a observação da dinâmica nas relações e interações que acontecem no dia-a-dia.
A elaboração de um projeto político pedagógico envolve a compreensão, das relações pedagógicas em sala de aula. Preparação, execução e avaliação do currículo escolar: atitudes, valores e crenças, e ainda formas de organização do trabalho pedagógico. Essa observação possibilita ver questões prioritárias e encontrar alternativas para possíveis problemas.
A compreensão do contexto escolar deve ter por base uma análise interna, descrita acima, e uma externa. Agora, analisando o outro lado, vemos a comunidade que a escola está inserida e suas interações. Para ter uma analise global precisamos identificar os principais participantes que interage a escola, que são as dimensões geográficas, políticas, econômicas e culturais e a analisar suas influências.
A construção de um projeto político-pedagógico de qualidade se caracterizada por dois momentos o da concepção e o da execução. Conforme menciona Veiga a concepção de um projeto político pedagógico deve apresentar o seguinte: participação de decisões; uma organização de trabalho que exponha conflitos e contradições; expor princípios com base na autonomia, solidariedade e estímulo à participação escolar; direcionar o projeto para a busca de solução dos problemas; comprometer-se com a formação do cidadão.