Camôes trabalho 10 ano
Trabalho de Português
1 - A partir da leitura dos textos informativos das páginas 150 e 151 e do documentário que visualizaste em aula, realiza uma das seguintes atividades:
- Autobiografia de Camões;
O meu nome é Luís Vaz de Camões e sou considerado o maior poeta português e o maior representante do Classicismo português. Eu nasci por volta de 1524 e 1525 em Lisboa ou em Coimbra (Tenho problemas de memória e não me recordo muito bem). O meu pai chama-se Simão Vaz de Camões e a minha mãe Ana de Sá e acho que temos uma antecedência galega.
Pela minha família, eu pertenço à Pequena Nobreza, tenho uma família nobre mas não constituía qualquer garantia económica. Vivemos em Portugal na época de D. Fernando, fui educado sob o império do Humanismo e estudei em Coimbra de 1531 a 1541, onde o meu tío, D. Bento de Camões era chanceler e era ele quem me auxiliava nos estudos. Digamos que é graças a essa cidade que tenho um vasto conhecimento e cultura. Antes de acabar o meu curso muito interessante, parti para Lisboa entre 1542 e 1545 para conhecer a bela cidade, a principal cidade de Portugal já que era muito ligado à História de Portugal. Em 1547 quis aventurar-me e participei numa expedição militar ao Norte de África, embarquei como soldado e participei na guerra contra os Celtas, no Marrocos e perdi o meu olho direito quando lutava a favor de D.João III. Após este incidente, em 1552, voltei a Lisboa e comecei a relacionar-me com os Fidalgos e com as Damas da Corte. Comecei a frequentar tanto os serões da nobreza como as noitadas populares mas, mesmo assim, a minha vida não estava muito bem a nível financeiro.
Se não me falha a minha probre memória, nesse mesmo ano, numa briga, feri um funcionário real, o arrieiro do rei, Gonçalo Borges. Fui preso durante uns tempos, mas após o perdão do Gonçalo Borges e do rei, saí em liberdade.
Logo a seguir a este desentendimento, embarquei em 1553 para a Índia e participei em muitas