Projeto Politico- pedagógico da escola
SAVIANI, Dermeval.)
PROJETO POLITICO-PEDAGÓGICO:
INSTRUMENTO DE IDENTIDADE E DEMOCRACIA
Projeto Político-Pedagógico
1. O que é?
É a própria organização do trabalho pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades Constitui-se em um projeto por se tratar de uma atividade intencional que o homem utiliza para procurar solucionar problemas e construir conhecimentos.
É pedagógico porque apresenta a intencionalidade da escola dentro do seu papel de ensinar.
E é político porque está compromissado com a formação da cidadania de seus alunos, atendendo aos interesses sóciopolíticos que demandam a sociedade atual. FUNCÕES DO
PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
1 – FUNÇÃO IDENTIFICADORA;
2 – FUNÇÃO POLITIZADORA;
3 – FUNÇÃO INOVADORA;
4 – FUNÇÃO ARTICULADORA;
5 – FUNÇÃO AVALIATIVA.
Em nossas escolas quando construímos os projetos planejamos o que temos a intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para diante, com base no que temos, buscando o possível.
Para Gadotti (2004, p.12) “Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessa para o futuro...”.
O PPP não é um simples agrupamento de plano de ensino ou de atividades diversas. Não deve ser arquivado ou simplesmente encaminhado para as autoridades educacionais como prova de cumprimento legal.
Assim, todo projeto pedagógico é também político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade.
Na dimensão pedagógica temos a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo.
Pedagógico no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e suas