APRENDENDO A LIDAR COM PESSOAS DIFÍCEIS
É um livro de auto - ajuda, porque nele encontramos diversas orientações para lidarmos primeiramente com nós mesmos, nosso modo de pensar e agir mediante pessoas que tem um temperamento diferente do nosso (que não nos agrade) e por sua vez as ‘julgamos’ como sendo difíceis.
Para lidarmos com essas pessoas, precisamos entender o porquê delas encontrarem dificuldades em lidar com outras pessoas, sendo assim, é preciso ter paciência e vontade de compreendê-las, sendo necessário agir cautelosamente, observando o modo como essa pessoa reage quando mudamos o tom de voz para falar com elas, cuidando da linguagem corporal, procurando ao máximo nunca parecer agressivo, ou ofensivo nas palavras, dentre outros.
É um livro interessante e de grande proveito para pessoas que, (como nós), desejam se tornar grandes gestores, pois encontramos diretrizes minuciosas que podem fazer toda a diferença no tratamento e no relacionamento com ‘pessoas’.
Fazendo uma análise geral, destacamos alguns pontos importantes que são:
- Em qualquer relacionamento, seja profissional ou pessoal, se faz necessário que aja respeito mútuo.
- Antes de tentarmos ‘compreender’ o próximo, precisamos compreender nós mesmos, porque ao nos auto - avaliarmos, poderemos nos surpreender.
- As pessoas nem sempre refletem nas atitudes o que realmente estão sentindo.
- Lidar com o ‘ser humano’ é simples, basta ter um pouco de sensibilidade, e prestar atenção em todos os detalhes.
Dentre tantas coisas que poderíamos ressaltar, também, está o fato de muitos de nós nos depararmos com características ‘nossas’ descritas no livro, que nos leva a pensar e refletir melhor a respeito do nosso comportamento. Porque é muito fácil reconhecermos falhas e erros nos outros, mas nunca em nós mesmos, e o primeiro grande passo que deve ser dado para que mudanças ocorram é reconhecer nossas falhas.
Todos temos o desafio de saber lidar com diferentes pessoas e comportamentos