jatos livres
Pedro Henrique Fernandes Rocha (RA: 21136574)
Pedro Henrique da Silva Candido (RA: 21164450)
Salomão Vinicius Cruz Ferreira (RA: 21136651)
Vinicius Marigo (RA: 21113939)
Relatório Experimento
Jatos Livres
Brasília,2013
1.Introdução
Ao tratarmos de problemas que envolvem o escoamento de fluidos é de fundamental importância atentarmo-nos para as situações nas quais o fluido em questão passa de um reservatório ou tubo para um meio externo. Essa passagem se dá, na maioria dos casos, por aberturas que podem ser orifícios ou bocais. O estudo da mudança da trajetória das linhas de corrente e da velocidade do jato permite-nos compreender as propriedades relacionadas ao deslocamento dos fluidos.
2.Revisão Teórica
3.Metodologia do Ensaio
1.Medir a dimensãao do orificio circular, instala-lo, tendo o cuidado de colocar primeiramente a borracha de vedacão na saida do reservatorio.
Acionar a bomba d'agua do equipamento e a abertura do registro de entrada. 2. Ajustar o nivel da agua do reservatorio onde esta instalado o orificio, registrando o nvel estabilizado na planilha de coleta (notar que a leitura deve ser feita na parte inferior do menisco).
3. Estabilizado o escoamento, medir a altura da agua (carga de velocidade) com o tubo de Pitot na saida do jato
4. Sabendo que a area da base do reservatorio onde o jato descarrega, calcular a vazão pelo metodo volumuetrico, medindo o intervalo de tempo em que a agua causa uma determinada diferença de nivel na cuba de medicão 5. Determinar a trajetoria do jato atraves da obtencão das coordenadas
X e Y de 5 pontos pertencentes µa trajetoria do jato.
6. Repetir os passos 2 a 5 para mais outras duas cargas distintas.
7. Medir as dimensões do bocal conico convergente.
8. Substituir o orificio de parede delgada pelo bocal e repetir os passos de 2 a 4 (apenas uma carga).
4.Resultados