Jatos Livres
João Lucas Rufino -
Mateus Sampaio Corrêa - 21361107
EXPERIMENTO DE JATOS LIVRES
RELATÓRIO Nº 01
Brasília
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
Anderson Bruno Teles - 21437861
João Lucas Rufino -
Mateus Sampaio Corrêa - 21361107
EXPERIMENTO DE JATOS LIVRES
RELATÓRIO Nº 01
Relatório apresentado como Conceito de Avaliação Parcial em Hidráulica
Prof.: Davi Marwell
BRASÍLIA 2015
Introdução
Este experimento consiste em analisar as características de jatos livres. Através de um reservatório vertical e um registro acoplado ao mesmo, por onde sai a água que é coletada em um reservatório horizontal. Com esse sistema podemos estudar e analisar o alcance dos jatos d’água e relacionar com uma carga e a velocidade de saída do jato. Este estudo nos permite entender as propriedades relacionadas ao deslocamento dos fluidos.
Metodologia
No experimento foram utilizados dois reservatórios, um horizontal e outro vertical, no qual o reservatório vertical possui um bocal acoplado, junto a um registro para controlar o jato. O reservatório vertical possui uma régua que auxilia no ajuste da carga, consequentemente auxilia no preenchimento da tabela com os dados do alcance em função da carga. Após colocar na carga que foi fornecida,deve-se abrir o registro para liberar o jato e marcar o tempo com um cronômetro, simultaneamente,deve anotar o alcance do jato com uma régua, em conjunto com a linha de referência (lembrando sempre de descontar o tamanho do bocal), ou seja, deve-se anotar Yo (distância do bocal até a linha de referência), a área transversal interna do reservatório vertical, com isso teremos a variação e consequentemente, a vazão real (variação do volume / tempo obtido).
Revisão Bibliográfica
Os jatos livres fazem parte de diversas aplicações do cotidiano como, por exemplo, fontes, instalações hidráulicas, entre outros. A descarga livre é