Diagnóstico de sistemas de informação
Metodologia e desenvolvimento
Descrição das visitas: realização de 4 reuniões com duração de 1 hora por reunião.
Pessoas entrevistadas:
-Lídia Fugyko Aoki: farmacêutica responsável pela Farmácia Central.
-Juliana Clemente: secretária executiva da Diretoria Médica.
-Carlos Rodrigues da Silva: Gerente de TI.
-Dr. Carlos Gieysel Muniz: médico responsável pelo setor de Emergência Clínica do Pronto-Socorro.
Documentação analisada: análise em setores que influenciam o setor de farmácia, realização de um treinamento em nível visitante de como funciona o sistema e suas ferramentas.
Setor/Segmento: Saúde, atendimento público.
Histórico
O Hospital Santa Marcelina iniciou-se com a aquisição, em 1958, da chácara Santo Antônio, em Itaquera, em princípio, destinada ao atendimento de irmãs idosas e doentes. Mais tarde, decidiu-se aliar a este trabalho a constituição de uma obra social. Todo o empenho inicial esteve sob a responsabilidade da superiora Sophia Marchetti, idealizadora da obra e primeira administradora do hospital.
Em 1961, conclui-se a obra do hospital pelo engenheiro- arquiteto, Domingos Marchetti, irmão da Superiora Sophia Marchetti, contando com 150 leitos, um pequeno laboratório de análises clínicas, uma sala de parto, duas salas de cirurgia e duas salas de emergência.
Hoje , o complexo de saúde Santa Marcelina é a principal referência hospitalar da Zona Leste de São Paulo, atendendo a população regional e de outros estados. Os pacientes têm acesso à medicina de alto nível em todas as especialidades, nas áreas diagnósticas e terapêuticas contando com 750 leitos, sendo 77 de terapia intensiva.
Missão
Oferecer assistência, ensino e pesquisa em saúde, com excelência, à luz dos valores éticos, humanitários e cristãos.
Valores
A caridade rege todas as nossas ações. Dela emana a vontade de servir com dedicação, profissionalismo, busca da verdade,