SIDIV - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE DIAGNOSTICO E INTEGRAÇÃO VEICULAR
570 palavras
3 páginas
ResumoAtualmente a quantidade de componentes eletrônicos veiculares está cada vez maior em consequência ao avanço tecnológico. Por conseguinte, devido a este fato, houve uma evolução em relação ao diagnóstico destes itens eletrônicos. Todavia, grande parte desta evolução não é acessível a usuários comuns bem como, às montadoras de veículos (exceto em caso de manutenção ou revisão veicular). Assim, esta tecnologia encontra-se disponível somente ao público alvo que demanda estes tipos de soluções. Com base no cenário relatado, este artigo tem como objetivo apresentar uma solução que torna todas essas informações acessíveis a todos os proprietários dos veículos e as montadoras em maiores dimensões.
Palavras-chave: Diagnostico veicular. Sistemas de informação. Componentes eletrônicos.
1. INTRODUÇÃO
Sem dúvida alguma, a tecnologia vem evoluindo rapidamente nos últimos anos. Assim como a tecnologia como um todo, os componentes eletrônicos estão a cada dia mais presentes no nosso dia a dia.
A tecnologia é cada vez mais utilizada para sistemas de informações complexos ajudando na tomada de decisão, aprimoramento de processos, disseminação da informação dentre outros exemplos.
Graças aos dispositivos eletrônicos, os veículos de hoje são mais seguros, eficientes e confortáveis. Isso se da pela evolução dos sistemas embarcados que possibilita que ele opere de forma independente com um baixo custo e consumo de energia de forma rápida e eficaz.
Os veículos atuais utilizam um conjunto de sensores localizados em pontos específicos do veículo que coletam as informações e as envia para uma central de processamento que é responsável por receber essas informações e de forma eficiente processa-las e controlar os componentes do sistema do veículo.
Os veículos mais recentes são equipados com um computador de bordo que realizam leituras de todos os sistemas eletrônicos do veículo em tempo real e apresenta estes dados de forma clara para o motorista.
Recentemente com a