DIAGNÓSTICO DA ESCOLA “PAULO FREIRE
Respostas do Questionário
- Produção Textual Interdisciplinar Individual-
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Educação de Jovens e Adultos, Processos Escolares de Inclusão, Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Projeto de Ensino em Educação e Seminário VIII.
Vitória da Conquista – Ba,
2014
INTRODUÇÃO
A importância da escola percorre o viés da troca de conhecimento mas tambem e principalmente adentra a esfera afetiva. É no âmbito escolar que se se formam cidadãos e fortificam seus caracteres para o ingresso a sociedade de modo adequado.
Sabemos das mudanças na sociedade, no modo de ver a vida, de se relacionar, de aprender, dentre outras evoluções e sabemos também que primordialmente é no âmbito familiar será que o indivíduo estará pronto para essas evoluções mas como já salientado a escola será a mediadora para que isso aconteça.
Assim, para que se chegue ao objetivo que tal se propõe a escola, muitas são as politicas estratégicas implantadas para que professores, diretores e colaboradores possam se adequar e disponibilizar um ensino de qualidade.
Neste contexto, pretendeu-se apresentar neste trabalho respostas que atendam aos questionamentos da escola fictícia: Paulo Freire, para que a mesma através destes novos processos pedagógicos possa enfrentar seus desafios.
RESPOSTAS
1- O termo inclusão remete-se ao ato de mudança, no contexto escolar propõe uma restruturação, uma nova adaptação/readaptação que se torne mais acessível e atenda as necessidades de portadores de determinadas deficiências. Como relata a escritora e jornalista Claudia Werneck (2007) as escolas tem que esquecer a ideia de que o aluno tem que se adaptar a ela, pelo contrário, elas devem tornar-se o meio mais favorável para o aluno, dando-lhe recursos para enfrentar