DIAGN STICO DA Escola Paulo Freire
Perguntas e Respostas
1- A escola Paulo Freire trabalha com alunos de inclusão, sendo que os professores colocaram que existe uma grande dificuldade em trabalhar com esse público. Sabemos que a dificuldade existe e que todos os que trabalham com crianças em processo de inclusão são cotidianamente confrontados com questões relacionadas ao seu desenvolvimento. O próprio Estatuto da Criança e do Adolescente os reconhece como sujeitos de pleno direito postula sua “condição peculiar” de “pessoa em desenvolvimento” (CIRINO, 2001,p. 15). Assumir a diversidade no currículo escolar implica compreender que o processo de formação humana se realiza em um contexto histórico, social, cultural e político, e os alunos que apresentam necessidades educacionais requerem atenção individualizada, para que a inclusão se efetive no espaço escolar. Nesse sentido, trabalhe as medidas necessárias para que o processo de inclusão se efetive na Escola Paulo Freire.
Resposta:
Para efetivar o processo de inclusão na Escola Paulo Freire é necessário rever o Projeto Político Pedagógico, na perspectiva de uma gestão democrática, buscando uma política coletiva que visa melhoria no processo educacional da escola, uma vez que não basta inserir os alunos com deficiências é preciso que haja mudanças para atender às diferenças, ressignificar e mudar o olhar da escola, pensando na adaptação do contexto escolar aos alunos. Isso significa romper com as barreiras humanas e físicas, criando um novo sentido oportunizando espaço que possibilite trocas de experiências preparando o aluno para conviver com as diferenças consequentemente ressignificando o aprendizado e o desenvolvimento humano.
2 – Foi solicitado à equipe gestora da escola “Paulo Freire”, que a partir desse semestre também seja ofertado à população a Educação de Jovens e Adultos. Em termos pedagógicos a escola apresenta muitos problemas. Dentre eles destacamos que muitos alunos da Educação