Trabalho Sobre Avaliacao
Lucksi é referência quando se fala em avalição de aprendizagem escolar. Para ele não há avaliação se ela não trouxer nenhum resultado que ajude para melhorar a aprendizagem. Ainda nos dias de hoje as escolas relacionam avaliação com exames e reprovação. Os exames escolares nas instituições são classificatórios e tem por objetivo julgar e selecionar, mas não avalia o aprendizado, não importa como o aluno chegou a esta resposta e sim somente a resposta final reprovando ou aprovando o estudante em sua vida escolar ao contrario da avaliação.
Mesmo estando no séc. XXI ainda nos baseamos nos modelos de exames do séc. XVII em função de sermos herdeiros e vivemos ainda em um modelo seletivo e excludente de sociedade.
Segundo Luckesi a função da avaliação é garantir o sucesso, ela é a parceira de quem produz algum resultado e tem o objetivo de diagnosticar sua trajetória de aprendizagem dia a dia, não dando um parecer classificatório em um determinado nível de aprendizagem, e sim do respeito e da formação de cada aluno, que aos poucos com seu crescimento desenvolve sua identidade própria, ela ´inclusiva porque o aluno vai ser ajudado a dar um passo a frente.
Ele afirma que as instituições devem compreender claramente a importância de distinguir exame e avalição, já que uma é totalmente oposta à outra, como mostra um exemplo no quadro abaixo;
Exames escolares Avaliação de aprendizagem
Aprovar e reprovar
O objetivo é diagnosticar
São classificatórias
É dinâmica
São seletivos
É inclusiva
Pratica pedagógica autoritária
Pratica pedagógica dialógica
Antidemocrático
É democrática
Nos dias de hoje ainda dizemos que o fracasso escolar vem apenas do estudante, mas o sistema também fracassa com o baixo investimento na educação. A reprovação não existe em sistemas escolares de países que investe na qualidade de aprendizagem.
RESUMO DA ENTREVISTA COM JUSSARA HOFFMAN
Hoffman educadora e escritora acredita que a