diagnóstico da escola paulo freire
PEDAGOGIA – 8º SEMESTRE
ELIANA SILVA FERNANDES
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Manhuaçu
2014
ELIANA SILVA FERNANDES
DIAGNÓSTICO DA ESCOLA “PAULO FREIRE”
Trabalho apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação de Jovens e Adultos, Processos de Inclusão, Língua Brasileira de Sinais- Libras, Projeto de Ensino em Educação e Seminário Vlll. – 8º semestre.
Manhuaçu
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por tema central refletir sobre a inclusão na escola pública, a relação professor-aluno na educação de jovens e adultos, a importância do projeto político pedagógico na vida da escola. Durante a realização da pesquisa, também buscou-se levantar algumas reflexões acerca das necessidades formativas dos professores.
Na vivência pedagógica tem-se percebido a valorização na formação continuada de professores como um mecanismo de mudança, busca de conhecimento e inovação, a construir novos saberes, visando levar os professores a refletir sobre a relação teoria e prática. Este trabalho buscou identificar o que visivelmente percebemos sobre a queda da qualidade do ensino das escolas públicas brasileiras, resultado este que provem da falta dinvestimentos públicos ou mesmo por parte dos professores, que ou são desmotivados pelas péssimas condições salariais e trabalhistas, ou pela falta de alternativa no mercado de trabalho, uma vez que muitos acabam virando professores por falta de opção, como acontece com uma grande parte dos alunos que buscam os cursos de licenciatura. Isto reflete na formação dos professores, o qual atualmente vem-se tomando uma posição de destaque nas discussões relativas às políticas públicas.
DESENVOLVIMENTO
1- Trabalhe as medidas necessárias para que o processo de inclusão se