DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE EM FARINHAS
Nomes: Natállia Brenda Reginaldo Vanderci Sabrina Amanda Michelle Bruno
Prof: Tatiana/ Rafael
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE EM FARINHAS
Relatório de determinação do teor de umidade na farinha de trigo.
.
Abril , 2015
Belo Horizonte , MG
Introdução
Os alimentos têm como principal função fornecer energia ao organismo. Eles são compostos complexos constituídos por carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. Para se conhecer a composição química de um alimento são realizadas determinações analíticas que através de análises químicas pode-se verificar o que ocorreu com os constituintes dos alimentos processados, isto é, se ocorreram perdas de vitaminas e/ou minerais, desnaturação das proteínas, gelatinização de amido, etc.
No processo de secagem a determinação de umidade é fundamental e é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar características do produto.
A umidade é o principal fator para os processos microbiológicos, como o desenvolvimento de fungos, leveduras e bactérias. O conhecimento do teor de umidade das matérias primas é de fundamental importância na conservação e armazenamento, na manutenção da sua qualidade e no processo de comercialização. Amostras com alto teor de umidade devem sofrer secagem antes da incineração, e, portanto muitas vezes é vantajoso combinar a determinação direta de umidade e a determinação de cinzas.
.
Objetivo
Determinar o teor de umidade na farinha de trigo.
Materiais e Reagentes
- Balança analítica
- Estufa
- Amostra de farinha de trigo (marca Dona Benta)
- Placa de Petri
- Espátula
- Luva térmica
Procedimento
Pesou-se a placa de Petri,