Relatorio fisico quimica
CAMPUS REGIONAL DE UMUARAMA
TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
RELATÓRIOS DE AMOSTRAGEM, DETERMINAÇÃO DE UMIDADE, CINZAS E PROTEÍNAS.
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE ALIMENTOS
ACADÊMICOS:
RENATA GASTALDIN 78949
FERNANDO HITOS 68687
EDUARDO FRELLO 33954
EDILSON ARAÚJO 69642
GABRIELA FAGUNDES 79177
PROFESSORA: BEATRIZ BOLANHO
UMUARAMA/2013
INTRODUÇÃO:
Os ciclos dos principais elementos químicos (C, H, O, N, P, S) e de outros 25, sustentam a vida na terra. O movimento desses elementos na natureza, de forma orgânica ou inorgânica, permite sua interação de várias maneiras. Muitas dessas interações têm consequências para processos básicos nos ecossistemas, como a produção de matéria orgânica pelas plantas e sua decomposição por microrganismos. Atividades humanas como agricultura, urbanização, industrialização e mineração alteram a interação entre os elementos.
A composição centesimal de um alimento expressa de forma básica o valor nutritivo, bem como a proporção de componentes em que aparecem os grupos homogêneos de substâncias do alimento. A água contida nos alimentos pode encontrar-se nas formas livre e ligada. A água livre não se encontra ligada a nenhuma estrutura molecular dentro da célula, ou seja, encontra-se em estado livre e é relativamente fácil de ser eliminada e determinada pela maioria dos métodos, compondo a maior fração de água existente nos alimentos.
O setor de físico-química de alimentos realiza análises com o objetivo de avaliar se as amostras estão de acordo com o Padrão de Identidade e Qualidade – PIQ e com a rotulagem nutricional, pesquisar fraudes, adulterações, alterações físico-químicas e organolépticas, resíduos e pesquisar e quantificar aditivos alimentares.
Amostragem é o conjunto de operações realizadas para obter uma porção de tamanho suficiente para análise de laboratório e que, ao mesmo tempo, represente corretamente toda a amostra. A amostragem conduzida de