Relatorio Fisico Quimica
Relatório Técnico de
Fisíco-Química
Obtenção de sabão
Luis Gustavo Brisolla n°21
Michele Ramos n°24
Ivair Marques n° 42
Docente: Talita Christofalo
São Manuel-SP
2014
Introdução
Os vestígios mais antigos de substâncias de natureza saponácea datam de 2500 A.C., onde era misturados óleos de origem animal ou vegetal e cinzas (material rico em sais alcalinos). Mesmo sem conhecer a estrutura química, as características e o mecanismo de ação destes produtos, a sua utilização pratica foi e é de grande importância na história.
Com o desenvolvimento da ciência e a criação de tecnologia, o mito do sabão foi sendo desvendado. Assim, tornou se possível a preparação de um produto comercial em larga escala.
Atualmente a indústria saboeira responde por aproximadamente 25% da demanda de produtos de limpeza doméstica. Grande parte da produção de sabão é proveniente de pequenas indústrias ou indústrias artesanais, dada à facilidade e acessibilidade das técnicas de produção.
Objetivo
Produzir sabão a partir de óleo de cozinha usado com hidróxido de sódio.
Materiais:
Tubo de ensaio
Béquer
Suporte
Presilha
Argola
Tela de amianto
Lamparina
Reagentes
Gordura (óleo de cozinha)
Hidróxido de sódio (NaOH)
Cloreto de sódio (NaCl)
Metodologia
Em um tudo de ensaio, colocar 25 g de gordura e aquecer suavemente.Acrescentar 5 g de NaOH,dissolvida em 10 ml de água.
Aquecer a mistura com cuidado por aproximadamente 1 hora(o melhor é aquecer em banho-maria).Em seguida acrescentar 250 ml de água e ferver alguns minutos.
Quando o sabão se dissolver,adicionar 100 g de NaCl em pequenas porções.Deixa-se de aquecer e retirou o sabão e finalmente coloca em um recipiente para esfriar e secar.
Resultados
Obteve o sabão após a secagem ,mas como não foi retirada toda a água ficou uma parte com textura viscosa.
Conclusão
O óleo de cozinha usado pode ser reaproveitado a partir do processo de saponificação, que pode ser de grande utilidade na