Relatório fisico-quimica
Físico-Química
Relatório Pratica I
PGM-241 Prof° Adriano
Alunos: Beatriz Guimarães Carlos Heitor Jefferson Patricio Maria Clara Stephany Macedo Thaís Batista
Data da pratica: 24/04/2012 Data de entrega: 29/05/2012
Introdução
Na química geral , estudamos as teorias de ácidos e base segundo Arrhenius . Esta teoria , de 1887 nos define um acido como aquele que , em meio aquoso , libera como íons H+. Ainda segundo ele , substancias básicas são aquelas cujo produto libera o anion OH-. Isto porém, restringe-se ao meio aquoso.
Em 1916, Lewis desenvolve uma nova teoria , na qual base é tida como a substancia doadora de um par de elétrons e um acido como o receptor do mesmo.Essa é a teoria mais abrangente , que engloba as demais .
Nosso estudo porém é focado na teoria de Bronsted- Lowry, que define acido como toda a espécie química capaz de doar um próton (íon H+) a uma outra substância. Já base é definida como uma substância capaz de aceitar um próton (íon H+) de um ácido.De uma maneira mais simples, ácido é um doador de próton e e base é um receptor de próton. Assim , há sempre uma base para receber o próton do acido , dando origem ao nome de Pares Conjugados.
Partindo dessas teorias , vamos ao conceito de Hidrólise.
Hidrólise é o processo químico em que ocorre a quebra de uma molécula por água. Tal processo pode ser observado tanto em compostos orgânicos como em compostos inorgânicos. A hidrólise salina é a reação entre um sal e a água, podendo provocar alterações de pH na solução final. O cátion ou ânion, ou mesmo os dois, de um sal, dissociados na solução aquosa, reagem com a água dando origem a soluções ácidas, básicas ou neutras, dependendo da força do ácido e da base dos quais o sal envolvido é proveniente.
Lembrando: a molécula de água é composta por um cátion H+ e um ânion OH-. Quando ocorre hidrólise de cátion, são produzidos íons H+ e quando há hidrólise de