Relatório de Físico-química
RELATÓRIO EXPERIMENTAL 03: PREPARO DE SOLUCÕES E DILUIÇÕES
2013
Gusttavo Santos Rodrigues
RELATÓRIO EXPERIMENTAL 03: PREPARO DE SOLUCÕES E DILUIÇÕES
Relatório apresentado a professora ....... responsável pela disciplina de Físico-Química Prática, com o objetivo de maior conhecimento e pré-requisito para aprovação da mesma.
2013
1 INTRODUÇÃO
Na natureza, a matéria se apresenta, com maior freqüência, em formas de misturas de substâncias puras. As soluções constituem um tipo particular de misturas. Uma solução é uma dispersão cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanômetro (10 Angstrons),e pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo.
As soluções são compostas por moléculas ou íons comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). Sua concentração é expressa como a quantidade de soluto dissolvida em certa quantidade solvente ou de solução. Existem diferentes formas de expressar a concentração de uma solução, neste grupo se incluem as seguintes:
Molaridade: indica o número de moles de soluto dissolvidos por cada litro de solução e a unidade é mol/L:
Gramas por litro: indica a massa em gramas dissolvida em cada litro de solução:
Porcentagem em massa: expressa a massa em gramas de soluto dissolvida em cada cem gramas de solução:
Molalidade: indica o número de moles de soluto dissolvido em cada kilograma de solvente:
Já, a diluição é o ato físico-químico de tornar uma solução menos concentrada em partículas de soluto através do aumento do solvente. Na natureza a diluição é um fenômeno ambiental muito importante, pois permite o lançamento adequado de poluentes gasosos ou líquidos, conduzidos através de chaminés ou de emissários, diminuindo o impacto da carga poluidora inicial. Estes tipos de