Relatório físico química
Câmpus Pato Branco
Curso Superior de Química Industrial.
RELATÓRIO – PRÁTICA 5.
A prática realizada no dia 05/12/13, teve como objetivo de identificar a natureza de processos endotérmicos e exotérmicos. Para isto, efetuamos diversos experimentos, os quais através da revisão de literatura foram classificados de acordo com suas reações, determinando o tipo de cada um.
Em todas as reações bioquímicas e químicas há conservação de energia, pois a energia do universo é conservativa.
“Quando dois corpos são colocados em contato, a temperatura é um parâmetro que determina se haverá ou não transferência de energia, na forma de calor, entre esses corpos e em que direção se dará essa transferência, caso ela ocorra” (QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, 2009).
Processo endotérmico é a classificação de uma reação em que ocorre absorção de energia das vizinhanças na forma de calor, sendo esta, transformada em energia potencial, diminuindo a energia cinética das partículas envolvidas na reação. Isto explica por que o sistema não eleva sua temperatura, pelo contrário, tende a baixá-la. Esta variação pode ser entendida analisando as interações intermoleculares dos compostos em questão, pois em uma reação de dissolução, o solvente não possui energia suficiente para a quebra das ligações do soluto para dissolvê-lo e, por isso, absorve energia das vizinhanças. Essa energia será então utilizada para a quebra de ligação, explicando assim o não aumento de temperatura.
Por outro lado, um processo exotérmico é a classificação de uma reação em que ocorre a liberação de energia na forma de calor para as vizinhanças. Isto explica a elevação de temperatura. Esta variação pode ser entendida analisando novamente as interações intermoleculares. Nestes tipos de reações, há a ruptura de ligação dando origem à formação de novas ligações químicas, criando novos compostos, e por consequência, aumentando a energia cinética do sistema.