determinação do ponto de fusão de substâncias puras
Introdução
O ponto de fusão nada mais é que o momento no qual a substância atinge a temperatura necessária (diferente para cada uma) para passar do estado sólido para o estado líquido. Podemos saber se uma substância terá o ponto de fusão maior que o outro de acordo com alguns critérios. São eles:
- Número de átomos (quanto maior sua massa molecular, maior será seu ponto de fusão e ebulição)
- Interações intermoleculares (quanto mais interações, maior será o ponto de fusão e ebulição)
-Interações intramolecular (quanto mais interações, menor será o seu ponto de fusão e ebulição)
-Ramificações (quanto mais ramificações, menor será o seu ponto de fusão e ebulição)
Cada substância possui um ponto de fusão característico a ela. Nas misturas, a temperatura que se inicia o ponto de fusão é indeterminada por depender da composição dessas. Com isso, durante o ponto de fusão de misturas a temperatura não segue constante. Quando ocorre a variação constante da temperatura no período fusão consideramos a substância com impurezas, pois mesmo com pequenas quantidades influencia no intervalo de fusão. Desse modo a pureza de uma substância modifica o valor de fusão, podendo diminui-lo ou aumentá-lo. Portanto, através desse pode-se detectar o grau de pureza de um sólido. Assim sendo, ponto de fusão definido é característico de substancias puras.
As misturas não podem ser determinadas por um único ponto de fusão definido, mas por um intervalo de fusão, que cresce conforme o aumento de impurezas em uma substancia.
Objetivo
Observar o ponto de fusão de todas as amostras recebidas e repetir o processo pelo menos por três vezes (é importante para confirmar se a temperatura está similar em todas, e a partir disso poder ter uma base para a temperatura correta), e descobrir o nome do sólido desconhecido a partir do ponto de fusão do mesmo.
Parte experimental
a) Aparelhagem
Tubo de Thiele
Garras