Fisicoquimica
Objetivos
Determinar experimentalmente os pontos de ebulição e de fusão de materiais diversos.
Comparar os valores da temperatura de ebulição de líquidos e/ou de fusão de sólidos com valores tabelados e avaliar a pureza dos materiais em estudo.
Interpretar representações gráficas de dados experimentais de variação da temperatura em função do tempo.
Introdução Teórica O ponto de fusão designa a temperatura a qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Esta temperatura é a mesma quando a substância se solidifica, ou seja, passa do estado líquido para o estado sólido. É a temperatura na qual a substância sólida está em equilíbrio com a substância que dela se obtêm por fusão.
Para uma substância pura, os processos de fusão ou de solidificação ocorrem sempre a uma mesma temperatura, e esta mantém-se constante durante todo o processo, ocorrendo o mesmo para os processos de vaporização e condensação.
O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição é a temperatura em que uma substância passa do estado líquido ao estado gasoso.
As substâncias puras possuem temperaturas de ebulição constantes enquanto as substâncias impuras não possuem temperaturas definidas. Quanto mais impurezas, maior será a faixa de temperatura na ebulição.
No ponto de ebulição, a pressão do vapor saturado de um líquido é igual à pressão atmosférica pelo que, o ponto de ebulição varia com a altitude e a pressão. Quanto mais baixa for a pressão, mais baixo será o ponto de ebulição e vice-versa. A determinação do ponto de ebulição é feita através da construção de um gráfico a partir dos diversos valores registados, temperatura e tempo.
Durante o aquecimento de substâncias puras, quando se atinge o ponto de fusão ou de ebulição, a temperatura da substância deixa de aumentar, mesmo que continue o seu aquecimento. Só quando toda a substância tiver sofrido a mudança de estado físico é que a