Ação de Indenização
CARLOS, nacionalidade..., estado civil..., arquiteto, portador do documento de identidade RG nº..., e inscrito no CPF sob o nº..., residente e domiciliado na rua..., Cidade de São José do Rio Preto/SP, vem por seu advogado devidamente constituído (instrumento de mandato doc.1), AÇÃO DE INDENIZAÇÃO, pelo Rito Ordinário, com fundamento no artigo 282 e seguintes do Código de Processo Civil, em face de PORTO ELETRÔNICOS LTDA., sociedade inscrita no CNPJ sob o nº..., com sede em..., na Cidade de Cuiabá/MT, pelas razões de fato e de direito que passa a expor.
I – DOS FATOS
O autor adquiriu um televisor, fabricado pela ré, pagando pelo bem o valor de R$5.000,00 (cinco mil reais). O televisor foi instalado conforme indicações constantes no manual de instruções que acompanhava o produto. Ocorre que, quinze dias após a instalação do televisor, enquanto o autor assistia a seu programa favorito o aparelho explodiu. A explosão causou no autor ferimentos diversos, havendo a necessidade de internação. Outrossim, a explosão do aparelho causou a perda de parte da mobília da sala do autor. Ainda, diante os danos sofridos pelo autor, este teve que abandonar um projeto para o qual havia sido contratado, o que lhe renderia R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), bem como sofreu violento abalo psicológico decorrente do evento. Diante dos fatos, o autor pretende o ressarcimento dos danos sofridos como forma de compensação da conduta da ré.
II – DO DIREITO
I – Da Caracterização da Relação de Consumo entre o Autor e a Ré.
O autor adquiriu um produto na condição de destinatário final, fato este que caracteriza a sua condição de consumidor, nos termos do artigo 2º do Código de Defesa do Consumidor. E diante da conduta de fabricante da ré, nos termos do artigo 3º do Código de Defesa do Consumidor, fica evidente a caracterização da