Fisicoquimica
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ-IFAP
CAMPUS MACAPÁ.
LUCIVAL PANTOJA POMPEU
EXERCICIO
Atividade Parcial extraclasse referente a sexta-feira,
Disciplina Físico-química I,
Professor: Erlyson F. Fernandes
MACAPÁ-AP
2012-2
EXERCÍCIOS
(1)- Um gás a 250 K e 15 atm. tem um volume molar de 12% menor do que o calculo pela lei dos gases perfeitos. Calcule (a) o fator de compressibilidade nestas condições, (b) o volume molas do gás. (c) Que forças são dominantes no gás, as atrativas ou as repulsivas?
RESOLUÇÃO:
(a) Z =
=
(b) V(m)(ideal) =
Logo, V(m)(real) =
(c) Se Z é igual a 0,88 então, segundo a termodinâmica, Z < 1 in dica que esse gás se encontra em pressões intermediarias, ou seja, predominam forças atrativas nesse sistema. (2)- PESQUISE E CONCEITUE.
1) Termodinâmica: é uma componente da Física que estuda as causas e os efeitos de mudançasna temperatura, pressão e volume edeoutrasgrandezastermodinâmicas fu ndamentais em
casos
menos gerais
- em sistemas físicos em escala
macroscópica. Grosso modo, calor significa "energia" em trânsito, e dinâmica se relaciona com "movimento". Por isso, em essência, a termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento. Historicamente, a termodinâmica se desenvolveu pela necessidade de aumentar-se a eficiência das primeiras máquinas a vapor, sendo em essência uma ciência experimental, que diz respeito apenas a propriedades macroscópicas ou de grande escala da matéria e energia. 2) Sistema: é o ambiente que estamos interessados em estudar podendo variar entre uma célula biológica, um corpo, etc.
3) Vizinhança: é o sistema externo ao que nos interessa, este irá ter um dado comportamento diante da complexidade que iremos analisar, variando de acordo com suas propriedades.
4) Fronteira: é a separação ou ponto de comunicação entre o sistema e sua