quimica
QUÍMICA ORGÂNICA
PROFESSORA: MARILUZE CRUZ
RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA
INGRID OLIVEIRA CHAVES
VITÓRIA DA CONQUISTA
SETEMBRO/ 2014
INTRODUÇÃO
Substâncias puras são aquelas que possuem em sua composição apenas variedades de uma única molécula o que faz com que estas possuam propriedades invariáveis como ponto de fusão e ebulição. Quando se trata de uma mistura não se pode mais determinar uma valor específico para essas propriedades já que há a união de duas ou mais substâncias não reagindo e sim mantendo suas propriedades.
Há experimentos práticos que demonstram o momento em que ocorre a fusão da substância e através desse valor podemos determinar se uma substância é pura ou se trata de uma mistura.
Neste relatório será apresentado o procedimento de um experimento realizado com a finalidade de analisar certas substância e analisar a sua pureza, será relatado os dados encontrados, como ocorreu e qual a relação dos pontos de fusão, as interações intermoleculares e as substâncias puras e as misturas.
OBJETIVO
Determinar qual o ponto de fusão das substâncias analisadas para classificá-las em substâncias puras ou misturas.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados foram:
Termômetros (0-300 oC)
Tubos capilares
Determinador de ponto de fusão
Vidro de relógio
Cápsula
Pistilo
Espátula
Amostras A, B, C e D
Lamparina
Primeiramente aquecemos o tubo capilar colocando uma de suas pontas em contato com a chama da lamparina para que ela se fechasse, após isso colocou-se a amostra dentro de uma capsula e pulverizou-a utilizando um pistilo para que esta ficasse o mais leve possível e sem grandes aglomerados de substância. Depois colocou-se uma pequena quantidade de amostra dentro do tubo capilar, a quantidade suficiente para