Determinação do oxigênio consumido
Determinação do Oxigênio Consumido
Datas: 18 de Fevereiro 2011
Prof. Marcio Majela Pinto
Turma: Engenharia Civil A
Alunos:
André
Camila Curi
Claudio Luz Furtado
Danilo
Deise
Diana Paula Tavares
Guilherme
DETERMINAÇÃO DO OXIGÊNIO CONSUMIDO
A determinação do oxigênio Consumido (OC) fornece a quantidade de material orgânico, que é oxidável nas condições impostas durante o ensaio.
A informação sobre a quantidade do OC é útil para definir alterações da qualidade da água a ser tratada e indicar a afetividade do processo do tratamento aplicado, alem de indicar o desenvolvimento de microrganismo nas unidades de tratamento.
Este método se baseia na reação de oxidação por parte do permanganato de potássio (KmnO4) em meio acido, neste caso, utiliza-se o acido sulfúrico (H2SO4), em função do íon sulfato não ser afetado pelo permanganato, que não o consome.
O objetivo é oxidar quantitativamente as substancias oxidáveis nas condições da determinação. Por esse motivo é necessário adicionar o permanganato em excesso e trabalhar a quente.
Este doseamento pode também ser realizado em meio alcalino bastando alterar o ácido sulfúrico por bicarbonato de sódio, em nosso caso, a escolha pelo procedimento em meio ácido se prende ao fato que a matéria orgânica de origem vegetal consome mais oxigênio em meio ácido, enquanto a matéria orgânica de origem animal consome mais oxigênio em meio alcalino.
Reações envolvidas
Em solução ácida: Mno4- + 8 H+ + 5e- Mn2+ + 4 H2O
Mn7+ reduz para Mn2+, oxidando a amostra.
Determinação da matéria orgânica (Oxigênio Consumido) – Ensaio rápido
MATERIAL
- 02 Erlenmeyers de 250 mL
- 02 Provetas graduadas 100 mL
- 01 Pipeta volumétrica de 5 mL
- 01 Bico de Bunsen
REAGENTES
- Soluções de Permanganato de potássio N/80 SV (0,395 g / L SV)
- Ácido