Pesquisa sobre Ague
Água, elemento único, sem ela a vida no nosso planeta seria impossível sendo ela responsável por cerca de 70% da superfície do planeta, a água é distribuída de forma desigual, sendo 2,5% concentrada em geleiras e icebergs, 0,007% em lagos, rios e reservatórios e o restante para oceanos e mares. Suas propriedades vêm de sua polaridade, de sua não usual constante dielétrica, e das ligações de hidrogênio que faz consigo mesma. Por possuir essas propriedades faz com que a água transporte compostos dissolvidos, alguns bastante tóxicos e ainda vírus e bactérias. Composta de hidrogênio e oxigênio, sendo consistente de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio representado pela fórmula H2O. Como substância, a água pura é incolor e inodora.
Através de processos físicos e químicos estudamos Analise da água, tendo como objetivo o tratamento da água e a medição de valores como: pH, alcalinidade, acidez, dureza e cloretos.
Demos inicio ao nosso procedimento experimental medindo de acordo com o esquema de aula o pH, que é feita para medir o potencial de hidrogênio na água. Os valores do pH, varia entre 0 a 14. Entre zero e sete encontra-se a faixa ácida, o ponto sete indica neutralidade e de 7 a 14 encontra-se a faixa alcalina. Nesta etapa os valores obtidos através da fita e Phmetro foram respectivamente oito e 8,25, determinando assim a alcalinidade da água.
Determinaremos agora a acidez que é a capacidade que um meio aquoso possui de reagir quantitativamente com uma base forte a um pH definido . É expressa em miligramas por litro de carbonato de cálcio (CaCO3) equivalente, a um determinado pH. Chegamos aos resultados através da formula Acidez = VNaOH x 0,02 x 50000 / Vamostra.
Após determinarmos acidez, damos inicio ao processo de dureza. Inicialmente, a dureza da água era entendida como a capacidade da água de precipitar sabão isso porque a dureza da água é definida em termos da concentração dos cátions cálcio e magnésio - geralmente acompanhados