Construção Civil Suatentável
CONSTRUÇÃO CIVIL SUSTENTÁVEL
1. INTRODUÇÃO
Estudos apontam que desde o inicio da década de 90 o Brasil já busca uma construção mais sustentável, focando a reciclagem, redução de perdas e de energia. Recentemente se percebe mudanças na redução do consumo da produção, após a decisão do Ministério do Meio Ambiente em regulamentar a disposição de entulhos e o lançamento de produtos economizadores de águe e energia.
A construção civil internacional possui tendências de considerar o meio ambiente não dependendo apenas de cobranças via leis e normas. As construções sustentáveis surgem para fazer uso racional de recursos naturais, utilizando materiais ecologicamente corretos e alterando o mínimo possível o impacto ambiental. Um projeto sustentável já deve ser considerado desde a planta, o escopo do empreendimento a utilização de matérias que não degradam o meio ambiente, no momento da especificação já deve-se privilegiar materiais pró – ambiental e reciclável se não na sua totalidade a sua maior parte possível.
Estratégias tem que ser levadas em questão também após a entrega do empreendimento como podemos destacar: Reutilização ou reciclagem de resíduos industriais, incluindo os próprios resíduos na construção ou na demolição de edificações, introdução de melhorias no projeto reduzindo a geração de resíduos nos canteiros de obras, utilização de soluções que aumentem a flexibilidade das edificações e facilitem reformas e modernizações. Em muitas atividades industriais, o que inclui a construção civil, a maior dificuldade em realizar o trabalho está na conscientização dos trabalhadores. Devido aos vícios adquiridos no dia-a-dia, o ambiente de trabalho é afetado, já que eles não seguem as instruções corretas do processo industrial.
Não existe uma formação destinada aos trabalhadores, o conhecimento circula no nível dos engenheiros e diretores. A insatisfação com