Inversor de frequencia
AINNE CHRISTIE PARANAGUÁ DE SOUZA
ATHILA ZUMA QUEIROZ VAZ
CRISTINO AUGUSTO MELO
JORDANA LOURENÇO SOARES
INVERSOR DE FREQUÊNCIA MONOFÁSICO
DISCIPLINA: ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
PROFESSOR: ADRIANO FAZOLO NARDOTO
SÃO MATEUS
2013
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, a necessidade de aumento de produção e diminuição de custos, criou a necessidade de se obter equipamentos desenvolvidos para as mais diversas variedades, um dos equipamentos mais utilizados nestes processos é o Inversor de Freqüência, um equipamento versátil e dinâmico. Um inversor de frequência é um dispositivo capaz de gerar uma tensão e freqüência ajustáveis, com a finalidade de controlar a velocidade de um motor de indução.
De forma resumida, convertem a potência da rede alternada, em potência contínua e, finalmente convertem esta última, em uma tensão de amplitude e período variáveis.
2 OBJETIVO
O trabalho proposto, tem como objetivo desenvolver um inversor de frequência monofásico com de baixo custo por meio de componentes de fácil aquisição. Dessa forma, tem-se a vantagem de poder assimilar o conteúdo ministrado em sala de aula de uma forma mais didática e de ampla compreensão.
3 MATERIAIS
* Atmega328; * 2 capacitores 22pf; * 1 cristal 16MHz; * 1 resistor 10k Ω; * 4 optoacopladores TLP250; * 4 resistores 330Ω; * LCD 16x2; * 1 potenciomentro 100k Ω; * 3 botões; * 1 soquete 28 terminais; * 2 bornes de 2 terminais; * 1 borne de 3 terminais; * 4 IGBT’S g4bc30kd; * 6 diodos.
4 DESENVOLVIMENTO
Primeiro é realizada a retificação do sinal alternado, que passa a ser contínuo, por meio de uma ponte retificadora. A tensão DC da primeira fase alimenta os quatro IGBT’s. O circuito da lógica de controle liga os transistores 2 a 2 na seguinte ordem: No primeiro tempo, transistores T1 e T4 ligados, e T2 e T3 desligados, neste caso, a corrente circula no sentido de A para B.No