Inversor de frequencia
Apostila de inversor de frequência SENAI
A algum anos, para se ter um controle preciso de velocidade eram utilizados motores de corrente contínua. Entretanto, isso acarretava em diversos problemas como custo do motor, necessidade de retificação da tensão e manutenção. Com os avanços da eletrônica de potência e com as necessidades de aumento de produção surgiu uma série de equipamento na área de automação.
O inversor de freqüência é um dos equipamentos. Versátil e dinâmico que permitiu o uso de motores de indução para controle de velocidade em substituição aos motores de corrente contínua.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina
Unidade de Chapecó
Coordenação de Eletroeletrônica
Curso Técnico em Eletroeletrônica
Material instrucional especialmente elaborado pelo Prof. Jacson Rodrigo Dreher, para uso exclusivo do CEFET/SC, Unidade de Chapecó.
1.2 Princípio de funcionamento
Ao se variar a freqüência da tensão do estator do motor, está se variando a velocidade do campo girante. Com isso, pode-se variar a velocidade do rotor, mantendo-se constante o escorregamento da máquina e, portanto, as perdas podem ser otimizadas de acordo com as condições da carga. Ao se variar a freqüência de alimentação do motor CA, varia-se sua velocidade síncrona, o que significa que todas as velocidades síncronas variam desde f=0 até a máxima freqüência do inversor.
Os inversores de freqüência podem ser classificados por sua topologia, que é dividida em 3 partes: Retificador, Circuito Intermediário (Filtro) e Inversor:
Retificador:responsável pela transformação da tensão alternada60Hz da rede em tensão contínua através da retificação de onda completa. O valor desta tensão contínua é aproximadamente:
Vcc = 1,41 x Vrede
Circuito Intermediário:responsável pela