Inversor de frequencia
A função principal de um inversor de frequência é,a partir de uma alimentação com frequência fixa, prover à carga uma alimentação ajustável.
A entrada do inversor (alimentação do inversor) deve ser conectada à uma fonte de energia, como uma bateria (valor de tensão constante) ou à rede elétrica, que na maioria das aplicações no Brasil possui tensão (monofásica ou trifásica) com valor 220V frequência de 60 Hz.
A saída do inversor é conectada à carga acionada, sendo possível controlar a frequência , tensão e corrente.
Com este tipo de controle, é possível ajustar por exemplo velocidade e torque de um motor. O que permite uma grande versatilidade nas mais diversas aplicações industriais.
OBJETIVO DA EXPERIÊNCIA
- Acionar um motor elétrico através de um inversor de frequência.
- Utilizar o inversor de frequência para controlar a velocidade de rotação de um motor elétrico.
- Programar o inversor de modo a permitir acionamento e parada do motor por meio de rampas de aceleração e desaceleração.
- Comandar o motor para que execute uma rotina (simulando uma aplicação real) através de parâmetros pré-ajustados no inversor.
CONCLUSÃO
Conclui-se, que conforme o esperado, todos os objetivos foram alcançados. Assim, ao término desta experiência foi possível entender como funciona um inversor de frequência Ficamos conhecendo também que a função do seguinte assunto abordado não é apenas controlar a velocidade do motor , mas sim manter o torque constante para não provocar alteração na rotação, quando o motor estiver com carga, que isso pode prejudicar muito quando utilizado de forma errada. Vimos que não temos como ter uma especificação certa sobre Inversores de Freqüência, pois cada fabricante faz da sua maneira, cada um utiliza sua própria tecnologia. Que para o inversor conseguir realizar trabalho quanto maior o número de recursos oferecer, maior será o número de parâmetros disponíveis, que ele utilizará. E assim podemos compreender