Oxigênio consumido
CURSO DE AGRONOMIA
JHENNIFER LAÍS SEMLER
MARCO ANTONIO BOSSE
THAÍS APARECIDA MENDES
VOLUMETRIA POR OXI-REDUÇÃO
Determinação de oxigênio consumido
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO
Trabalho apresentado à disciplina de Química Analítica, do Curso Superior de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, como requisito parcial de avaliação.
Orientador: Prof. Dr. William Machado
PATO BRANCO
2013
1 INTRODUÇÃO A determinação do oxigênio consumido (OC) fornece a quantidade de matéria orgânica presente na água, que é oxidável nas condições impostas durante a determinação. O material oxidado pode ser de origem orgânica ou inorgânica, onde o material redutor orgânico predomina. A informação sobre a concentração do OC é utilizada para definir alterações da qualidade da água a ser tratada, além indicar a afetividade do processo do tratamento aplicado. O método utilizado se baseia na reação de oxidação do material orgânico por parte do permanganato de potássio (KmnO4) em meio ácido, segundo Esteves (1988). O seguinte relatório tem como objetivo oxidar quantitativamente a matéria orgânica, para a determinação do teor da mesma nas amostras de água utilizadas, além do teor de Oxigênio consumido.
2 MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 Materiais
• Bureta; • Erlenmeyer; • Copo de Becker; • Proveta; • KMnO4 0,0125N; • oxalato de amônio 0,0125N; • H2SO4 1:3.
2.2 Métodos
Foram adicionados 100ml de água proveniente de uma gruta, em um erlenmeyer juntamente com 5ml de H2SO4 1:3 e 10ml de KMnO4 0,0125N. A esta solução acrescentou-se algumas pérolas de vidro, e ferveu-se por 10 minutos. Após isto, adicionou-se 10ml de oxalato de amônio 0,0125N, cuja a coloração passou de rosa para incolor, e titulou-se a amostra com 0,0125N até esta adquirir uma coloração rósea clara.