Funcionamento e função plano de contas
As contas de ativo registram as operações da empresa que representam valores positivos ou direitos, tais como: disponibilidades, créditos a receber, adiantamentos concedidos, investimentos, imobilizações etc.
Essas contas devem receber o lançamento inicial a débito (exceção para as retificadoras como provisões, depreciações etc.) e não se encerram com a apuração do resultado do exercício.
A seguir suas principais características:
Função: registrar a movimentação a débito e crédito das transações realizadas pela empresa referentes aos recebimentos e pagamentos em cheque ou espécie, aquisições de mercadorias, materiais de uso e consumo, imobilizações, antecipações ou adiantamentos a fornecedores e empregados, créditos da empresa etc.
Funcionamento: são debitadas pelas entradas ou recebimentos e creditadas pelas saídas ou pagamentos;
Natureza do saldo: devedor, quando se tratar de conta normal. As contas de bancos podem eventualmente apresentar saldo credor, quando a empresa operar com limites de crédito e fizer uso desse limite. Também as contas retificadoras de ativo apresentam saldo credor (provisões e depreciações);
Lançamento inicial: deve ser sempre a débito, no caso de contas que não sejam retificadoras;
Análise e conciliação: devem ser analisadas e conciliadas a cada mês, independente do saldo existente, comparando-se os registros da contabilidade com os existentes nos controles auxiliares;
Encerramento: não se encerram com a apuração do resultado do exercício.
FUNÇÃO E FUNCIONAMENTO DE CONTAS DE PASSIVO: As contas de passivo registram as operações da empresa que representam valores negativos ou obrigações, tais como: débitos com os fornecedores, obrigações sociais, tributárias e trabalhistas, adiantamentos recebidos de clientes, retenções de impostos e consignações efetuadas pela empresa, empréstimos recebidos etc.
Essas contas devem receber