Plano de Contas
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ESTUDO DO PLANO DE CONTAS
FORTALEZA
2012
ESTUDO PLANO DE CONTAS
Estudo sobre Plano de Contas apresentado à disciplina de Contabilidade Geral do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará.
Orientador (a): Heitor
FORTALEZA
2012
Sumário
RESUMO 1
INTRODUÇÃO 2
ELENCO DE CONTAS 4
MANUAL DE CONTAS 6 Ativo 6 Passivo 9
Patrimônio Líquido 12
Custo e Despesas 14 Receitas 17
CONCLUSÃO 19
RESUMO
Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que orientam os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos essenciais à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.
A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender.
Palavras-chave: Plano de Contas.
INTRODUÇÃO
Plano de Contas é o conjunto de contas criado pela contabilidade para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos e contábeis, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e atender a todos os usuários da informação contábil.
Esse conjunto de Contas é chamado de Plano de Contas, porque, na realidade, ele é criado antecipadamente ao uso de tais contas. Por isso, o contador tem de planejar a estruturação do Plano de Contas, de maneira que a sua principal ferramenta seja criada para lhe possibilitar o melhor dos resultados no trato com as informações contábeis.
O plano de contas é uma técnica tradicional da contabilidade de ordenação das contas, de forma lógica e estruturada, para melhor compreensão do conjunto patrimonial sistematização do