Trabalho Plano De Contas
FUNÇÕES E FUNCIONAMENTO DAS CONTAS
INVESTIMENTO E LONGO PRAZO
Pesquisa, entregue á disciplina de Análise de Demonstrações Contábeis, como parte da nota parcial do 1º Bimestre. Orientador: Prof. Clayton Leão
CUIABA, MT
2015.
UNIVERSIDADE CÂNDIDO RONDON
FUNÇÕES E FUNCIONAMENTO DAS CONTAS
INVESTIMENTO E LONGO PRAZO
Silvia Fermino Buffolin
CUIABA, MT
2015.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 Conceito de plano de contas 5
2 plano de contas 5
3 FINALIDADE 5
4 ATIVO 5
5 PASSIVO e patrimônio liquido 5
6 CONTA 6
7 FUNÇÃO DAS CONTAS 6
8 FUNCIONAMENTO 6
9 LONGO PRAZO 16
10 INVESTIMENTO 16
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
Plano de Contas é a estrutura sobre a qual se constrói e elabora a escrituração, com a finalidade de mantê-la ordenada de forma a obter, de maneira clara e objetiva, os dois instrumentos informativos mais importantes da contabilidade: O Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.
Em outras palavras, o plano de contas deve ser planejado com a mesma estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.
O Plano de Contas deve ser tão detalhado quanto seja o interesse da empresa em informações detalhadas; inexistem regras que estabeleçam o número máximo ou o número mínimo de contas que deve conter um plano de contas. É preciso que se saiba, todavia, que o plano de contas deve ser suficientemente elástico afim de permitir a inclusão de novas contas, sempre que elas se fizerem necessárias. O grau de detalhamento do plano de contas varia segundo o interesse do contador e da empresa levando em consideração, sempre, a necessidade de registrar todas as ocorrências na vida de uma empresa.
Contas Patrimoniais: representam os elementos do ativo, passivo (bens, direito, obrigações) e patrimônio liquido, refletindo a posição estática do patrimônio.
Contas de Resultado: representam as despesas e receitas. Demonstram o resultado do exercício e refletem a