Fisiologia do exercício
Guanambi
2011
Ana Paula Davi de Araújo
Guilherme Ladeia
Luciana Teixeira Vidal
Recuperação após o exercício
Trabalho realizado pelos alunos supracitados do Curso de Fisioterapia da FG – Faculdade Guanambi, disciplina Fisiologia do exercício.
Orientadora.: Profª.: Mariana Cotrim
Guanambi
2011
Introdução
Período de recuperação pós-exercício caracteriza-se por uma transição da fase catabólica aguda (de fracionamento) que ocorre durante o exercício para uma fase anabólica (de reconstrução). Por exemplo, as reservas musculares de glicogênio são reabastecidas após o exercício até mesmo na ausência de realimentação. Portanto, o lactato, em vez de ser considerado simplesmente como um "produto de desgaste" do metabolismo, deve ser considerado corno uma fonte de combustível para o músculo e como uma fonte de regeneração parcial do glicogênio hepático-e muscular. Isso funciona melhor se o lactato for "utilizado" de maneira apropriada. As respostas anabólicas são essenciais para que o treinamento físico possa resultar em maiores reservas de glicogênio e de massa corporal magra.
Qualquer forma de exercício representa um distúrbio agudo na homeostasia do atleta, do paciente ou do indivíduo em repouso. Assim sendo, a recuperação após o exercício representa a soma total dos processos que recolocam no estado de repouso o indivíduo que estava se exercitando.
Oxigênio da Recuperação
O oxigênio da recuperação pode ser definido como a quantidade global de oxigênio consumida durante a recuperação após um exercício, ou como a quantidade de oxigênio consumida durante a recuperação acima daquela que teria sido consumida normalmente em repouso