determinação do ferro
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA I
Prof: Bruno César Barroso Salgado
Relatório de Química Analítica I
Equipe 01: Jean Nascimento, Larissa Gonçalves, Luis Carlos, Narah Wellen e Ryvana Aragão.
Prática: 04.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA I
Prof: Bruno César Barroso Salgado
IDENTIFICAÇÃO
Relatório Nº: 04
Título: Determinação de ferro
Equipe: Jean Nascimento, Larissa Gonçalves, Luis Carlos, Narah Wellen e Ryvana Aragão.
OBJETIVOS
Determinar a porcentagem de ferro em uma substância a partir de uma amostra de composição conhecida utilizando técnicas de análise gravimétrica.
INTRODUÇÃO
Em uma análise gravimétrica utiliza-se uma série de operações para se determinar a quantidade de um constituinte de uma amostra, tanto por pesagem direta do elemento puro, quanto por um de seu derivado, cuja composição é conhecida e bem definida. Esse procedimento analítico constitui-se em método de extensa aplicação na determinação de macroconstituintes de uma amostra.
Na determinação de ferro por análise gravimétrica, o método é baseado na precipitação dos íons de ferro (III) com hidróxido de amônio: Fe3+ + 3OH- ↔ Fe (OH)3(s) ou Fe(H2O)63+ + 3NH3 ↔Fe(H2O)3.(OH)3 + 3NH4+. Onde Kps = [Fe].[OH] = 10-36. O hidróxido de ferro obtido é calcinado ao seu respectivo óxido: 2Fe(OH)3 → Fe2O3(s) + 3H2O ou Fe(H2O)3.(OH)3 →Fe2O3(s) + 9H2O. Pesando-se o óxido férrico pode-se calcular a concentração de ferro na amostra.
Os principais interferentes são:
Al3+ , Ti4+ , Zr4+ , Cr3+ , AsO43- e PO43-, pois precipitam com o NH4OH.
Citratos, tartaratos, salicilatos, pirofosfatos, fluoretos, glicerina e açúcares, pois complexam com o Fe III evitando sua precipitação quantitativa. Cu2+, Co2+ e Zn2+ podem interferir se seus complexos amin solúveis,