Técnicas de Recrutamento e Seleção
Centro de Educação a Distância
CST em Gestão Recursos Humanos – 3ª Série
Técnicas de Recrutamento e Seleção
Araguaína – TO, 02 de junho de 2014.
INTRODUÇÃO
Segundo Chiavenato, 1983o recrutamento trata-se de um processo em que se atraircandidatos para uma vaga, “anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado”. Buscam-se candidato dentro e fora da organização. A seleção de pessoas constitui um processo composto de várias etapas ou fase sequencias pelas quais passam os candidatos. Cada organização precisa determinar quais são os processos e procedimentos de seleção mais adequados e que proporcionam melhores resultados.
O processo seletivo precisa ser eficiente e eficaz. A eficiência reside em fazer corretamente as coisas: saber entrevistar bem, aplicar testes de conhecimentos que sejam válidos e preciosos, dotara seleção de rapidez e agilidade, contar com um mínimo de custos operacionais,envolver as gerencias e suas equipes.
CONCEITO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.
De acordo com os autores Pereira, Oliveira e Chiavenato as pessoas e organização não nasceram juntas. As organizações escolhem as pessoas que desejam como colaboradores e as pessoas escolhem as organizaçõesonde pretendem trabalhar e aplicar seus esforços. Trata-se de uma escolha recíproca que depende de inúmeros fatores e circunstâncias. Mas para que essa relação seja possível é necessário que as organizações comuniquem e divulguem as suas oportunidades de trabalho a fim de que as pessoas saibam como procurá-las e iniciar seu relacionamento. Este é o papel do recrutamento: divulgar no mercado as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características desejadas. Pelo recrutamento, a organização que faz parte do mercado de trabalho sinaliza para determinadoscandidatos que fazem parte do mercado de