determinação de ferro
PARTE B
Transferiu-se, com auxílio de pipetas graduadas, alíquotas de 1, 2, 3, 4 e 5 mL da solução estoque contendo 50 ppm de ferro para balões de 50 mL, o sexto balão não recebeu a solução padrão. Em seguida, acrescentaram-se aos balões solução de cloridrato de hidroxilamina, solução de ortofenantrolina e solução de acetato de sódio. O volume foi completado com água destilada.
O cloridrato de hidroxilamina reduzirá todo Fe3+ a Fe2+. Ao adicionar este reagente, é necessário esperar 10 minutos para assegurar que todo Fe3+ presente na solução e também proveniente da água seja reduzido a Fe2+.
A ortofenantrolina é o agente complexante com o objetivo de complexar todo Fe2+ em solução. O complexo formado apresenta cor alaranjada, que pode ser facilmente medida pelo espectrofotômetro e é relacionada à concentração de ferro (II) na amostra. O acetato de sódio é adicionado para manter o pH fixo para que a reação se processe.
A ortofenantrolina é um ligante bidentado capaz de formar complexos estáveis com o Fe2+. Três moléculas de ortofenantrolina combinam-se com cada íon ferro para formar um complexo com a estrutura:
Esse complexo é formulado como Fe(Phen)32+
Fe2+ + 3 Phen Fe(Phen)32+
A função do branco é calibrar o espectofotômetro.
PARTE C
Para realizar os cálculos para determinação das concentrações das soluções, é necessário ter conhecimento sobre o fator de diluição e qual é a sua importância no processo, a diluição baseia-se em um procedimento que torna uma solução menos concentrada em partículas de soluto através do aumento do solvente, e o fator de diluição é à relação existente entre o volume da solução, depois de diluída, e o volume da solução, antes de ser diluída, ou seja, o fator de diluição é importante, pois por intermédio dele é possível encontrar-se a concentração real da solução. Para calcular o fator de diluição utiliza-se a seguinte equação: