determinação de umidade
1. Introdução
O agregado pode ser encontrado de quatro condições devido a sua umidade. Pode ser encontrado na condição de Seco em Estufa, que devido às altas temperaturas que uma estufa pode conter, o agregado se encontra totalmente seco, tanto seu exterior quanto o seu interior, (figura1).
Pode também ser encontrado na condição de Seco ao Ar, como há uma variabilidade de condições climáticas o agregado pode conter a superfície completamente seca e o seu interior, os vazios permeáveis, úmidos, (figura2).
Encontra-se também na condição de Saturado Superfície Seca (SSS), isso ocorre quando os vazios permeáveis encontram saturados, porém a superfície do agregado permanece seca, (figura3).
Saturado Água Livre, é a condição em que o agregado encontra se totalmente saturado, tanto os vazios permeáveis como a sua superfície, (figura4).
Figura 1 Figura 2 Figura 3 Figura 4
2. Objetivo
Este experimento tem como objetivo determinada a umidade de cada agregado, visando entender qual a melhor forma de se trabalhar com o agregado em questão.
3. Metodologia
Existem alguns métodos para a determinação da umidade dos agregados:
Método da estufa;
Método do fogareiro;
Método do álcool;
Método do Speedy;
Frasco Chapman.
O método do álcool foi utilizado também para a determinação de absorção do agregado graúdo visto no experimento anterior e com isso também foi medida a umidade que a capacidade do agregado de absorver água.
Com isso foi feito experimento para determinação de umidade do agregado miúdo pelo Frasco de Chapmam.
4. Procedimentos
Frasco de Chapmam:
Para calcular a umidade no frasco é utilizado a formula: h = 100
5. Resultados
Foi utilizado 500g de areia seca; 200 ml de água; e o Frasco de água. A água foi colocada no frasco, depois foi introduzido o agregado. Foi feita uma leitura final no frasco, o volume final no frasco foi de 395