Determinação de umidade
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS
DETERMINAÇÃO DE UMIDADE
Discentes: Caroline Guedes Erikarla Avelino Lorena Rodrigues Ully Ferreira Leite
Docente: Nély Holland
Natal, Fevereiro de 2014
1. Introdução
O método por secagem em estufa é o mais utilizado em alimentos e está baseado na remoção da água por aquecimento, sendo o ar quente absorvido por uma camada muito fina do alimento e então conduzido para o interior por condução. A umidade corresponde à perda em peso sofrida pelo produto quando aquecido em condições nas quais a água é removida. O resíduo obtido no aquecimento direto é chamado de resíduo seco. O aquecimento direto da amostra a 105ºC é o processo mais usual. Amostras de alimentos que se decompõem, ou iniciam transformações a essa temperatura, devem ser aquecidas em estufas a vácuo, onde se reduz a pressão e mantém a temperatura de mais ou menos 70ºC.
2. Objetivo
Determinar a umidade de um biscoito industrializado no laboratório de bioquímica dos alimentos. O objetivo foi de verificar o peso, tanto da amostra (biscoito) quanto da cápsula para obter, a partir de cálculos, a porcentagem de umidade do alimento.
3. Material e Métodos
3.1 Material
A amostra utilizada foi o biscoito Cream Cracker tradicional, da marca Vitarella. Seu lote é L1M2 - 10:47 e sua validade 14/07/14.
3.2 Procedimento
O primeiro passo foi escolher o tipo de biscoito que seria utilizado, o qual foi o