Determinação de umidade em leite em pó
Química Analítica Farmacêutica Experimental II (IQA-234)
Professora: Jéssica Paulino
Aluna: Thays da Silva Almeida
Prática 1
Determinação de umidade em leite em pó
Rio, 25/10/12
Introdução
O leite em pó é um produto lácteo, obtido pela evaporação do leite. É um processo simples e elaborado em grande escala. Envolve a remoção de água em custo mais baixo possível sob condições higiênicas estritas, e com retenção de todas as propriedades desejáveis naturais do leite como a cor, sabor, solubilidade e valor nutricional.
O leite em pó deve estar protegido da umidade. O aumento da umidade relativa do ambiente em contato com o produto pode acarretar o aumento da umidade do leite, ocasionando a aglomeração do pó, permitindo o desenvolvimento de micro-organismos e de fungos, podendo ser capazes de produzir toxinas prejudiciais a saúde. A umidade máxima permitida para o leite em pó integral é 3,5% e para o leite em pó desnatado é 4%.
Objetivos
Objetivou-se a determinação da umidade do leite em pó, através da gravimetria de volatilização. Esse método de análise consiste na diferença de massas, após aquecimento da solução e volatilização do analito. No caso particular, houve volatilização da água, e a amostra foi o leite em pó desnatado.
Metodologia Experimental
Materiais:
* Balança Analítica * Micro-ondas * Cadinho de porcelana * Dessecador com sílica gel * Espátula * Leite em pó * Papel toalha
Procedimentos:
Primeiramente, observou-se se a balança estava ligada, nivelada, zerada e limpa. Feito isso esperou-se aproximadamente 3 minutos para estabilização da balança. Após esse processo, abriu-se a balança pela sua lateral e colocou-se o cadinho de porcelana em seu centro, para pesagem do mesmo. O cadinho de porcelana não foi pego diretamente com a mão, para que a gordura da mesma não influenciasse no peso do cadinho. O mesmo foi pego com um papel toalha. Após a pesagem, o valor do cadinho foi anotado. Logo