RELAT RIO ALFREDO UMIDADE
FACULDADE DA SAÚDE
CURSO DE BIOMEDICINA – 5º SEMESTE
TECNOLOGIA AMBIENTAL E DE ALIMENTOS
ANALISES BROMATOLOGICAS
ALESSANDRA MARQUES
FERNANDA SANCHES
ISABELA DE SOUZA NOJOSA ALMEIDA
SÃO BERNARDO DO CAMPO
29 de Abril de 2015
INTRODUÇÃO
A conservação dos alimentos é de grande importância para indústrias produtoras dos mesmos. Com o intuito de aumentar a vida útil dos produtos, sem alterar suas características nutritivas e sensoriais, desenvolvem-se novas técnicas para a conservação e aprimoram-se as existentes.
Entende-se por umidade, o conteúdo de água em uma substância ou material. A retirada dessa água é importante para inibir o crescimento microbiano e, assim, evitar sua deterioração e prolongar a vida útil do alimento, e também em termos econômicos, barateando transporte reduzindo os volumes a serem armazenados (CARVALHO,1994).
A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes utilizada na análise de alimentos que está relacionada com a estabilidade, a qualidade, a composição e a textura dos alimentos. A umidade esta diretamente relacionada a características dos alimentos como a estocagem, a embalagem, o processamento. Alimentos estocados com alta umidade apresentam deterioração mais acelerada. A estocagem de grãos como por exemplo, o amendoim, em umidade elevada poderá acarretar no desenvolvimento de microrganismo produtores de toxinas (aflotoxinas). As embalagens utilizadas nos alimentos apresentam relação com o estado físico dos produtos, definido principalmente por seu teor de umidade. Além disso, a vida de prateleira dos produtos alimentícios e também determinada por processos deteriorativos influenciados pela atividade de água dos mesmos.
Apesar de a literatura estar repleta de métodos de determinação de umidade, não existe nenhum método que seja ao mesmo tempo exato, preciso e prático. Métodos exatos, precisos, rápidos e simples de determinação de umidade aplicavam a