Determinação de cloreto de sódio em soro fisiológico.
1.Resumo
No quarto laboratório de analise qualitativa e quantitativa, foi realizado em 2 procedimentos, o primeiro foi a padronização da solução de AgNO3 através de uma solução de NaCl contendo 10 gotas de cromato de potássio como indicador, e pelos cálculos pesamos 0,117g de NaCl para 20 mL da solução de AgNO3, os valores consumidos de solução AgNO3 foram 19,6mL e 19,5mL para 0,1130g e 0,1136g de NaCl respectivamente. Na segunda parte do experimento foi colocado 10 mL de NaCl, adicionou-se 20mL de água destilada mais 10 gotas do indicador cromato de potássio e ao adicionar nitrato de prata lentamente através da bureta obtivemos o aparecimento de um precipitado vermelho, sendo que o valor consumido de AgNO3, foi 14,3; 14,5; 14,7.
2.Objetivos
- Determinar o teor de cloreto de sódio presente em uma amostra comercial de soro fisiológico utilizando o método de volumetria de precipitação.
- Determinar a concentração de substâncias de natureza ácida ou alcalino-básica nas composições.
- Introduzir algumas técnicas básicas de preparo e padronização de soluções, análise volumétrica e ainda, buscar a familiarização com o uso de material volumétrico.
- Proceder a padronização de uma solução de nitrato de prata ( AgNO3), através de uma solução de NaCl contendo cromato de potássio como indicador.
- Determinar o cloreto de sódio ( NaCl) em soro fisiológico.
3.Introdução
VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO
A titulometria volumétrica envolve a medida de volume de uma solução de concentração conhecida necessária para reagir essencial e completamente com o analito.
Uma titulação é realizada pela lenta adição de uma solução padrão de uma bureta, de outro aparelho dosador de líquidos a uma solução de analito ate que a reação entre os dois seja julgada completa.1
Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de um composto pouco solúvel são chamados de titulações de