cnidario
FCJP
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CRISTIANE MAGALHÃES FERREIRA GILVÂNIA PEREIRA FELIX LORENNA XAVIER DE MIRANDA
JOÃO PINHEIRO MINAS GERAIS
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos falar sobre os filos cnidários e poríferos. Bem como suas características,a forma de se reproduzir e quais suas funções no meio onde vive. Vamos ver também suas morfologias,e suas evoluções. Estes filos são muito importantes para o meio marinho.
FILO POLIFERO
Os porífero(espongiário)são animais conhecidos como esponjas,e são os mais primitivos do reino metazoa,são conhecidas cerca de 8.000espécies aquáticas principalmente marinha.
As espécies atuais diferencia um pouco dos ancestrais que surgiram provalvemente a 600 milhões de anos atrás. E a partir dos protozoários coanoflagelados. Esses animais são sésseis e conseguem seu alimento e oxigênio através da aguá circundante que chega ao átrio ou espongiocele,através dos poros presentes na sua superfície corporal.
Os poríferos ou espongiários (esponjas) constituem-se nos animais menos evoluídos de todos. São multicelulares, mas suas células não formam tecidos bem definidos e muito menos se estruturam em órgãos. A sua constituição é muito simples. Por isso, muitos especialistas preferem distingui-lo dos outros grupos de animais, dividindo o reino Metazoa em dois sub-reinos: O Parazoa (onde se situam os poríferos) e o Eumetazoa (que engloba todos os demais filos).
Os poríferos (do latim porus, ‘poro’, ‘orifício’, e ferre, ‘que transporta’, ‘portador’) são todos de habitat aquático, predominantemente marinhos, vivendo presos às rochas ou outros substratos do fundo do mar ou dos rios. Têm o corpo perfurado por grande número de poros, por onde entra a água (poros inalantes ou óstios) e um único poro grande exalante (o ósculo), pelo qual sai a água de percorrer a cavidade central do corpo.
Os poríferos não