Quimica analitica
Neste relatório serão apresentadas experiências envolvendo a Análise volumétrica de precipitação utilizando o Método de Mohr, que emprega o AgNO3 como titulante. Nele serão determinadas a percentagem de NaCl no soro fisiológico.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Volumetria de Precipitação
A Análise volumétrica é quando se deseja fazer a determinação de uma substância desejada. Isso é feito a partir da medição de sua capacidade de reação a um reagente com concentração exatamente conhecida (AgNO3, por exemplo).O AgNO3, neste exemplo seria a solução-padrão. Ela é adicionada gradativamente à solução que contém uma substância desejada, até que se completa a capacidade de reação desta última. O momento em que essa capacidade de reação se esgota é chamado ponto de equivalência. Esse processo é chamado titulação.
Os métodos Argentimétricos são métodos titrimétricos que utilizam solução padrões de AgNO3 para determinação de haletos, tiocianatos e cianetos, que formam sais de prata pouco solúveis. Existem três métodos argentimétricos: Método de Mohr, Método de Volhard e Método de Fajans.
1)Método de Mohr: utilizado para determinação de cloreto ou brometo. Há a formação de precipitado colorido.
2)Método de Volhard: titulação do íon Ag+ em meio ácido com solução-padrão de tiocianato. Forma complexo solúvel.
3)Método de Fajans: utiliza indicadores de adsorção. Depois que é atingido o ponto de equivalência, o precipitado adsorve eletrostaticamente o indicador. A cor muda quando ele é adsorvido. O indicador é um corante orgânico.
2.2 Soro Fisiológico
Solução universalmente adotada para prover o organismo de Sódio e Cloro é o soro fisiológico, assim chamado porque é isotônico em relação à fase líquida do corpo. É uma solução de sal em água em uma concentração isotônica.
O Sódio e o Cloro são absorvidos juntamente com a água, devido ao déficit extracelular desses íons.
Ele é utilizado como