Relatorio de analise fisico-quimica
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS: COLATINA
CURSO: SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL
DISCIPLINA: ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA
PRÁTICA #01
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CLORETO EM AMOSTRAS DE ÁGUA
COLATINA
2013
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS: COLATINA
DETERMINAÇÃO (%) DO TEOR DE Cl EM H2O
DETERMINAÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO EM SORO FISIOLÓGICO ATRÁVES DO METODO MOHR
Este trabalho objetiva a obtenção de nota parcial referente à 1ª etapa na disciplina de Análise Físico-Química, aos alunos do 2º período do Curso Superior em Tecnologia em Saneamento Ambiental.
Profª.: Drª. Vilma Terra
MANAUS - AM
2010
INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se à aula laboratorial de química analítica quantitativa a respeito da determinação de cloreto de sódio em soro fisiológico através do método de Mohr. Esse método consiste em formar um sólido colorido, seguindo-se com os devidos cálculos para a determinação da percentagem do dito cloreto de sódio presente na amostra.
OBJETIVO GERAL
Determinar a porcentagem de cloreto de sódio em amostra de soro fisiológico (supostamente 0,9% de NaCl) pelo método de Mohr.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO
Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de um composto pouco solúvel são chamados de titulações de precipitação. Para que uma reação de precipitação possa ser usada, é preciso que ela ocorra em um tempo curto, que o composto formado seja insolúvel e que ofereça condições para uma boa visualização do ponto final.
Infelizmente estas condições somente são alcançadas em poucas reações, devido a falta de um modo adequado de localizar o ponto de equivalência, por outro lado, em algumas reações este ponto pode ser identificado pela simples visualização do momento em que