Relatório de Saneamento e Análises Ambientais - Análises Físico-químicas da água
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA
Thainá M. Castilheri
Marcella Oliveira
Renan A. S. Alves
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA CURRICULAR SUPERVISIONADA EM BIOMEDICINA
Votuporanga
2015
SUMÁRIO
TOC \o "1-3" \h \z \u INTRODUÇÃO3OBJETIVOS E plano de atividades4atividades desenvolvidas5discussão final6REFERÊNCIAS7
INTRODUÇÃOA água é um bem muito importante para todos os seres vivos, e é necessária a sua manutenção. Com o desenvolvimento e a falta de conscientização ambiental, há uma interferência considerável na qualidade da água existente no planeta. Por ser um meio de transmissão de doenças, muitos estudos enfatizando os mais diversos ambientes e a qualidade da água tem sido desenvolvidos.
As análises físico-químicas na água ajudam a identificar o seu grau de qualidade. Uma vez que, tendo a certeza das características físico-químicas da água, é possível propor com maior exatidão o tratamento correto e corrigir com eficácia seus parâmetros alterados permitindo a sua utilização, ou então impedindo seu uso evitando o consumo indevido.
Os resultados físico-químicos, além de indicar se existe contaminação presente, permitem identificar as possíveis causas desta poluição. Dependendo dos resultados das analises é possível dizer se a água é potável, se tem características de mineralidade, ou se adapta a outros usos.
OBJETIVOS E PLANO DE ATIVIDADESO objetivo dessa prática é analisar amostras de água, determinando sua turbidez, cor, nitrito, nitrato e ferro total. Através das análises, poderemos identificar possíveis interferências e consequências dos interferentes presentes ou não na água. A partir dos tópicos abaixo, é possível ter uma breve referência sobre o estudo:
1. Turbidez: é causada por partículas sólidas em suspensão, como argila e matéria orgânica, que formam coloides e interferem na propagação da luz pela água. A unidade matemática utilizada na medição da turbidez é o NTU (Nephelometric Turbidity Unit). É