FATORES CLIMÁTICOS INFLUENCIAM O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO ESTADO DO CEARÁ
A influência climática é uma das principais causas para o aumento do consumo de energia elétrica. No estado do Ceará, a seca e o calor são os principais contribuintes para esse aumento.
O Ceará de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), em 2012 sofreu a sexta pior seca desde 1950.
A seca, além de afetar o estado com a escassez da água, também elevou o consumo de energia. Em 2013 segundo a Companhia Elétrica do Ceará (Coelce), o aumento aconteceu em todas as classes de consumo porém o setor que teve maior índice foi o rural, com um aumento de 23%. Esse aumento pode ser esclarecido pelo periodo de estiagem vivido não apenas no estado do Ceará mais também em toda região Nordeste.
O calor também é grande causador do acréscimo no consumo de energia elétrica.
Diz o relatório da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 2014:
A maior penetração de condicionadores de ar nos lares brasileiros tem tornado cada vez mais significativa a influência das condições de temperatura sobre o consumo de energia elétrica, sobretudo no verão, quando normalmente registram as temperaturas mais altas.
Além do grande uso de condicionadores de ar nas industrias e algumas residências, ouve também um aumento significaivo na compra de eletrodomésticos, como por exemplo o ventilador, por possuir um preço mais acessível ao consumidor.
Em 2014 o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), apontou que as altas temperaturas teriam provocado o aumento do consumo de energia. Apenas confirmando as pesquisas expressas