Determinação de Cloreto de Sódio em Soro Fisiológico
. INTRODUÇÃO
A volumetria de precipitação baseia-se nas reações acompanhadas da formação de compostos poucos solúveis, através da titulometria. Embora haja diversas reações deste gênero, somente algumas podem ser utilizadas na análise volumétrica. As reações devem obedecer a algumas condições: (1) O precipitado deve ser praticamente insolúvel; (2) Deve haver rapidez na formação do precipitado de modo que não haja a formação de soluções supersaturadas; (3) Os resultados da titulação não devem ser muito atingidos pelos fenômenos de adsorção (coprecipitação) e (4) O ponto de equivalência deve ser fixo, (SCALFONI, 2010).
Segundo BACCAN (2001), dentre os métodos volumétricos de precipitação, os mais importantes são os que empregam solução padrão de nitrato de prata. São chamados de métodos argentimétricos e são utilizados na determinação de haletos e de alguns íons metálicos.
Há três formas de se detectar o ponto final: Formação de um precipitado colorido: método de Mohr; b) Formação de um composto solúvel colorido: método de Volhard; c) Mudança de cor associada com adsorção de um indicador sobre a superfície de um sólido: método de Fajans, (BACCAN, 2001). Para RODRIGO et al. (2010), o método de Mohr consiste em um processo de detecção do ponto final de uma volumetria de