Determinação de cloreto em soro fisiológico
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
COLEGIADO DE QUÍMICA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
ALESSANDRA DE JESUS SILVA
CRISTIANE DA SILVA MACHADO
ERIKA PEREIRA ALVES
Prática 08
DETERMINAÇÃO DE CLORETO EM SORO FISIOLÓGICO
Feira de Santana
2012
ALESSANDRA DE JESUS SILVA
CRISTIANE DA SILVA MACHADO
ERIKA PEREIRA ALVES
Prática 08
DETERMINAÇÃO DE CLORETO EM SORO FISIOLÓGICO
Relatório apresentado á disciplina Análise Química Quantitativa Experimental (EXA482), ministrado pelo professor Jose Vieira, tendo como requisito avaliativo parcial para aprovação na disciplina.
Feira de Santana
2012
1 INTRODUÇÃO
Este relatório refere-se à aula de laboratório de química analítica, tendo como o roteiro a determinação de cloreto de sódio em soro fisiológico através do método de Mohr, onde será formado um sólido colorido, seguindo-se com os devidos cálculos para a determinação do cloreto de sódio presente na amostra.
A solução de cloreto de sódio a 0,9 %, que leva o nome de soro ou solução fisiológica, é usada na reposição das perdas de água e sódio. As situações mais comuns são as espoliações por diarréia de grande porte, vômitos e queimaduras extensas.
O objetivo geral da prática consiste em determinar a quantidade de cloreto de sódio em amostra de soro fisiológico, aproximadamente 0,9% de NaCl pelo método de Mohr, ou seja, cada 100mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal em 100 mL de soro fisiológico.
2 MÉTODO O método de Mohr é aplicado à determinação de cloreto (ou brometo) utilizando cromato de potássio como indicador, o ponto final nas titulações de precipitação pode ser determinado pela formação de um composto colorido. Reação que ocorre: Cl- + Ag+ AgCl 2Ag+ + CrO42- Ag2CrO4(s) (excesso) (vermelho)
3 MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS Materiais Quantidade | Equipamento | Capacidade (mL) | 01 |